top of page
Search

Os Desafios da Parentalidade

As mães e os pais dizem, frequentemente, que ser mãe ou pai é a melhor e mais difícil tarefa do mundo. Por um lado, dá um sentido de propósito e significado à nossa vida, traz-nos satisfação, gratificação e sentimentos de realização e bem-estar. Por outro, as responsabilidades e exigências de educar crianças/jovens saudáveis e com bem-estar também podem desafiar os nossos limites, gerar stresse e sentimentos de sobrecarga.






Sabemos que a parentalidade pode trazer diversos desafios, como:


O (des)equilíbrio entre a vida familiar e profissional


As mães e os pais sentem-se, com frequência, divididos entre as suas

responsabilidades profissionais e parentais. Permitir uma integração sinérgica

de ambas as dimensões na nossa vida pode parecer, às vezes, uma “missão impossível”.


O ritmo de vida acelerado


A maior parte dos adultos (sobretudo aqueles que são pais e mães)

queixa-se de “não ter tempo" e parece ser difícil “abrandar”.


A sobrecarga de informação


As mães e pais estão expostos a tanta informação sobre como devem

exercer a sua parentalidade e educar as filha e os filhos, que pode ser

mais difícil tomarem decisões o encontrarem a sua própria forma de serem mães e pais.


A pressão da sociedade


Frequentemente os pais e a mães sentem-se culpados porque não estão a fazer “o que deviam,”porque não são “perfeitos”. A maior parte das mães e dos pais já se sentiu julgado e criticado por cônjuges, familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, profissionais das áreas da educação, saúde ou social ou até por desconhecidos (ainda que, na realidade, não exista uma “forma certa” de ser pai ou mãe ou uma solução única para os desafios da parentalidade).


A parentalidade digital


As mães e pais têm um papel importante na promoção de hábitos seguros e saudáveis de interacção com a tecnologia, mas também têm dúvidas sobre como fazê-lo e temem os seus efeitos no desenvolvimento dos filhos e filhas.


Exigência de felicidade e de sucesso


A situação económica, social e cultural que vivemos coloca ainda mais pressão nos pais e mães para que criem filhos/as bem-sucedidos, garantindo que têm um sucesso escolar e académico que os coloque em vantagem competitiva no mercado de trabalho.


A pandemia


As mães e os pais viram-se (e vêem-se) confrontados com situações de dever de recolhimento, que os obrigam a ser pai/mãe, professor/professora, trabalhador/trabalhadora, simultaneamente e no mesmo espaço.



A saída tardia de casa


Os filhos e filhas adultos demoram cada vez mais a alcançar

a independência económica e a saírem de casa dos pais.



Compreender os desafios e o(s) contexto(s) da parentalidade é essencial para o bem-estar das mães e dos pais que, por sua vez, é essencial ao bem-estar e ao desenvolvimento das crianças e, em termos gerais, das comunidades e da sociedade. Assim, torna-se essencial:


  • Investir no autocuidado e prevenir a exaustão parental;

  • Gerir o equilíbrio entre a vida familiar e profissional;

  • Lidar com alguns mitos, como o de que existem pais e mães perfeitos ou o da necessidade de superprotecção das crianças e jovens;

- Na realidade, não existe a parentalidade perfeita;

- Na realidade, é necessário ensinarmos os nossos filhos e filhas a lidar com o risco, a imprevisibilidade, a incerteza e promovermos a sua resiliência.



O stresse de cuidar de uma criança ou jovem pode fazer-nos sentir ansiosos, zangados, culpados ou completamente esgotados. Estas tensões são normais e inevitáveis, fazem parte da parentalidade. Contudo, o stresse parental pode tornar-se um problema quando nos sentimos tão desgastados que não conseguimos lidar com o que acontece ou perdemos o controlo. Preencha a Checklist Stresse Parental.



checklist_stresse_parental
.pdf
Download PDF • 2.85MB


Informação retirada do documento "Ser Mãe, Ser Pai - Os Desafios da Parentalidade (Durante e Após a Pandemia)" no site da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Para mais informação: https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/noticia/3491

ser_mae_pai_desafios_parentalidade
.pdf
Download PDF • 222KB






10 views0 comments
bottom of page